Banca de DEFESA: GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE ANNDERSON CORDEIRO TORRES
DATA : 29/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

ENSINO RELIGIOSO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE: Um possível instrumento de transmutação do utilitarismo ao sensível


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Religioso, Educação para o sensível, Sentidos da Dádiva, Educação antiutilitária


PÁGINAS: 173
RESUMO:


Com a lógica do mercado cada vez mais presente em diversas esferas da vida, é importante refletir sobre como essa lógica afeta o sensível e a capacidade das pessoas experimentarem e apreciarem sensações e sentimentos que decorrem das experiências. A religião, parte integrante da cultura, se revela como uma complexidade que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e o sensível do ser humano. Ao discutir o Ensino Religioso consideramos o simbólico, a diversidade cultural e a economia, construindo a seguinte questão problema: como o Ensino Religioso pode ser um instrumento de transmutação da mentalidade utilitarista para uma sensibilidade solidária? Tivemos como objetivo geral: Compreender o Ensino Religioso como possível instrumento pedagógico de transmutação da mentalidade utilitarista para a sensibilidade da dádiva, da solidariedade e da pluralidade na realidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. E específicos: Identificar a lógica mercadológica e seus estruturantes no imaginário sociocultural santa-cruzense; Compreender os fundamentos teóricos, as práticas atuais do Ensino Religioso e os seus desdobramentos na rede de ensino; Evidenciar possibilidades de concepções e práticas do Ensino Religioso a partir da perspectiva do sensível e do transcendente emancipador, gratuito e solidário. Nosso embasamento se aportou teoricamente em Marcel Mauss (2003), especialmente no conceito de dádiva, como também em Michel Maffesoli (1998), em concepções como das novas subjetividades e novas tribos. Mauss oferece um novo paradigma para as ciências sociais e humanas, que vai além da racionalidade utilitarista e incorpora uma compreensão mais ampla da ação humana, como a valorização das relações sociais e do simbolismo. Ainda, dialogamos com teóricos como: Bauman (1999), Bourdieu (1982), Eliade (1992), Junqueira (2013). Esta pesquisa serviu-se da abordagem de caráter qualitativo e adotou o Método do Caso Alargado como uma opção metodológica, que é uma associação da análise estrutural com a análise fenomenológica (Santos, 1983). Como instrumento de análise dos dados, auxiliou-nos a análise de conteúdo com recorte temático em Bardin (2002). Observamos duas escolas da rede de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, uma situada na área rural e outra na área urbana. Desvelamos desafios significativos na rede, a exemplo da implementação parcial do Ensino Religioso e um descumprimento da legislação que o normatiza. Destacou-se uma ausência de suporte pedagógico, de provimento dos recursos didáticos, de programas de formação continuada, ou seja, de apoios pedagógicos e específicos do Ensino Religioso para o corpo docente. Em contraponto, identificamos práticas docentes do Ensino Religioso numa perspectiva de respeito à diversidade e da promoção da solidariedade e do sensível. Ademais, a pesquisa apontou a presença do paradigma utilitarista na educação do município, contrapondo-se à compreensão de uma formação humana integral; ao mesmo tempo, evidenciou-se a prática dos docentes de Arte e do Ensino Religioso de uma de forma criativa e de resistência, não obstante, a falta de formação específica e de recursos didáticos. O estudo realizado demonstrou que o sensível pode ser exercitado na escola, agindo como um elemento vital na construção de uma sociedade mais consciente, crítica, sensível e solidária. Evidenciamos indícios de uma diversidade de vozes na escola, anunciando possibilidades de uma educação que transcenda o pragmatismo e cultive a busca de sentido de vida e da dignidade humana. Por fim, a presente pesquisa alcançou as intencionalidades de docentes relativas às vivências e exercícios da interdisciplinaridade entre o Ensino Religioso e Artes como possibilidade para uma educação em busca do sensível, da solidariedade e da acolhida da diversidade religiosa


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Interno - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externo à Instituição - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Notícia cadastrada em: 28/05/2024 10:08
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