PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE: TENSIONAMENTOS E DESAFIOS DISCURSIVOS
Avaliação; Práticas avaliativas; Documentos orientadores oficiais; Desafios discursivos.
Buscando compreender o movimento das mil maneiras do cotidiano escolar se revelar,
esta pesquisa versou sobre as práticas “comuns” vivenciadas nesse espaço. De modo
específico, a pesquisa intitulada, “Práticas avaliativas dos professores do ensino
fundamental de Santa Cruz do Capibaribe: Tensionamentos e desafios discursivos”
tem por objetivo geral: compreender as práticas avaliativas de professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de Santa Cruz do Capibaribe. Nesse sentido, nos
interessamos em pensar práticas-políticas avaliativas, na rede municipal de ensino de
Santa Cruz do Capibaribe. Com passos que andam para o caminho dessas
problematizações, fomos mobilizadas pela pergunta: Como os professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental de Santa Cruz do Capibaribe, realizam suas práticas
avaliativas frente aos múltiplos sentidos de avaliação em emergência nos cotidianos
escolares? Tendo em vista tal inquietação, propomos, nesta pesquisa: a)
Problematizar os sentidos de práticas avaliativas nos discursos de professores dos
anos iniciais do Ensino Fundamental; B) Analisar a produção discursiva das políticas
de avaliação da Rede Municipal de Santa Cruz do Capibaribe– PE. Tomamos como
inspiração teórico-metodológica as pesquisas com os cotidianos, uma vez que estas
nos possibilitam perceber as inventividades que envolvem as práticas dos sujeitos
(Certeau, 1994;1996; Ferraço, 2008;2016). Para esses encontros pensamos na
realização de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados, com posterior
análise . Nosso referencial teórico apoiou-se nos estudos de Stephen Ball (1992,
2006, 2012) que discute os múltiplos contextos em que as políticas educacionais são
produzidas. Assim, pensamos que essa pesquisa poderá contribuir com as discussões
e problematizações que envolvem as políticas e práticas avaliativas, mobilizando
questões relacionadas a avaliação da aprendizagem e o lugar que ela ocupa na rede
municipal de ensino