Banca de DEFESA: BRUNO LUIZ DE ARRUDA CARDOZO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO LUIZ DE ARRUDA CARDOZO
DATA : 22/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet (https://meet.google.com/anj-yffb-sdt)
TÍTULO:

IMAGENS ARMORIAIS: O experienciar formativo a partir da analise estetico-simbolica das xilogravuras de Gilvan Samico


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação; Experiência; Imaginário; Cultura Visual; Gilvan Samico.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Este estudo se propõe a pensar a experiência enquanto princípio que permite a intersecção
entre estética, Cultura Visual e educação. Nesse sentido, situamos o debate da educação em
torno de uma concepção ampla do termo, não limitando-nos a uma perspectiva mecanicista ou
utilitária. O objetivo geral eleito visa refletir em que medida é possível conceber uma
educação sensível a partir do experienciar estético-simbólico das xilogravuras de Gilvan
Samico. As contribuições teóricas de Jorge Larrosa (2002; 2016; 2020), John Dewey (2010),
Fernando Hernández (2007; 2011), Walter Benjamin (1985); Duarte Júnior (1981; 1983) e
Friedrich Nietzsche (2001; 2006; 2008; 2012a; 2012b), particularmente subsidiam as
reflexões apresentadas. O trajeto metodológico é organizado a partir de uma perspectiva
fenomenológica que direciona a ênfase da interpretação visual para o campo da subjetividade.
Quanto às considerações construídas, estas ressaltam as potencialidades do experienciar
formativo a partir das xilogravuras de Gilvan Samico. Estas se situam como mediador para o
desenvolvimento de uma concepção de educação mais ampla, pautada na autonomia, na
curiosidade e nos sentidos construídos pelo próprio sujeito.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2088709 - DANIELA NERY BRACCHI
Externo à Instituição - EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA - UFPE
Interno - 1727235 - MARIO DE FARIA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 21/08/2025 20:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05