IMAGENS ARMORIAIS: O experienciar formativo a partir da analise estetico-simbolica das xilogravuras de Gilvan Samico
Palavras-chave: Educação; Experiência; Imaginário; Cultura Visual; Gilvan Samico.
Este estudo se propõe a pensar a experiência enquanto princípio que permite a intersecção
entre estética, Cultura Visual e educação. Nesse sentido, situamos o debate da educação em
torno de uma concepção ampla do termo, não limitando-nos a uma perspectiva mecanicista ou
utilitária. O objetivo geral eleito visa refletir em que medida é possível conceber uma
educação sensível a partir do experienciar estético-simbólico das xilogravuras de Gilvan
Samico. As contribuições teóricas de Jorge Larrosa (2002; 2016; 2020), John Dewey (2010),
Fernando Hernández (2007; 2011), Walter Benjamin (1985); Duarte Júnior (1981; 1983) e
Friedrich Nietzsche (2001; 2006; 2008; 2012a; 2012b), particularmente subsidiam as
reflexões apresentadas. O trajeto metodológico é organizado a partir de uma perspectiva
fenomenológica que direciona a ênfase da interpretação visual para o campo da subjetividade.
Quanto às considerações construídas, estas ressaltam as potencialidades do experienciar
formativo a partir das xilogravuras de Gilvan Samico. Estas se situam como mediador para o
desenvolvimento de uma concepção de educação mais ampla, pautada na autonomia, na
curiosidade e nos sentidos construídos pelo próprio sujeito.