Banca de DEFESA: ANA PRISCILA DE LIMA ARAUJO AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PRISCILA DE LIMA ARAUJO AZEVEDO
DATA : 16/05/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

FIDELIDADE INFIEL NA TRADUÇÃO CURRICULAR DE PROFESSORES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA: A TRAIÇÃO DO ESPÓLIO E A AMBIVALÊNCIA DO PHÁRMAKON


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Experiências. Desconstrução. Tradução. Différance.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no campo do currículo e tem como foco de estudo os
movimentos discursivos de produção curricular que se dão nas experiências dos
professores da educação básica em diferentes contextos, aqui representados por
Brasil e Portugal. Neste sentido, problematizamos como discursos hegemônicos que
buscam fixar sentidos de igualdade e qualidade na educação, muitas vezes disfarçada
por proposições aparentemente democráticas, ocultam interesses políticos e
econômicos, reforçam a homogeneização dos sujeitos sociais e o apagamento das
diferenças. Nesse contexto, políticas curriculares massificadoras se apresentam como
elementos que promoveriam justiça social e garantia do direito à educação são
apresentadas de forma massiva e inequívoca. Apesar disso e a partir da compreensão
do currículo como uma experiência discursiva que envolve indecidíveis como
tradução, desconstrução e indecidibilidade, defendemos a tese de que esses
indecidíveis tais como expressos em Derrida permeiam movimento discursivo na
produção curricular dos professores e que esta produção é hiperpolitizada,
acontecendo nos rastros, rastros esses que não se configuram como elementos
instituídos na estrutura, mas numa presença ausente, nunca completa ou plena, que
se dá na desconstrução do discurso. Assim, entendemos que há nas experiências dos
professores, processos de leitura e decisão acerca do texto curricular que envolvem
movimentos de tradução que podem desafiar a normatividade estabelecida, o que
denota que essas experiências se dão não apenas na ideia de acúmulo temporal ou
como algo que possa ser performado, mas como um acontecimento que provoca
afetos e afetamentos. Nos questionamos como esses movimentos tradutórios nas
práticas docentes provocam fissuras na normatividade curricular vigente, nisto
buscamos problematizar como esses processos tradutórios se dão numa leitura
desconstrucionista. Para tanto, perseguimos os rastros dessa tradução a partir do
movimento que envolve os discursos dos professores e as relações que se
estabelecem com as políticas instituídas e com discursos acadêmicos que circulam
na atualidade. Neste processo nos deparamos com os efeitos da hiperpolitização na
produção discursiva dos professores e intentamos compreender como essa
movimento apresenta uma fidelidade infiel às prescrições e uma produção sempre
suplementar de sentidos que apontam para ambivalência do phármakon que opera
num dizer não dicotomizado. Nesse movimento apostamos na leitura
desconstrucionista em Derrida trazendo-o como aporte teórico-metodológico para nos
auxiliar na busca das compreensões aqui perseguidas. Este caminhar nos apontou
para o reconhecimento da complexidade, da indeterminação e da hiperpolitização do
campo curricular, onde se percebe, mesmo que sem uma captura plena, os rastros de
significações sempre suplementares, um jogo onde a différance opera nos processos
tradutórios vivenciados pelos professores. Esses processos tradutórios, por sua vez,
são marcados pela fidelidade infiel às heranças que esses professores carregam,
demonstrando assim, que o texto curricular é traduzido na ambivalência do
phármakon, não sendo “isto ou aquilo”, existindo apesar e com a prescrição, decidindo
mesmo que de forma imperceptível e com isto sendo também produtores de currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - nullExterno à Instituição - CARLOS EDUARDO FERRACO
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 13/05/2025 14:28
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