Banca de DEFESA: ELBA RAVANE ALVES AMORIM

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELBA RAVANE ALVES AMORIM
DATA : 25/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

EPISTEMOLOGIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA INTERIORIZAÇÃO DAS
UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO BRASIL: Uma análise a partir da produção do conhecimento sobre gênero e feminismos


PALAVRAS-CHAVES:

Pós-Graduação; Política Interiorização das Universidades
Federais; Produção do Conhecimento; Gênero, e Feminismos.


PÁGINAS: 224
RESUMO:

Esta tese foca na configuração das epistemologias nos Programas de Pós-graduação
em Educação das universidades federais do Nordeste do Brasil criadas a partir da
política de interiorização (2003), analisando a produção do conhecimento sobre
gênero e feminismos. O objetivo analisar como se configura a produção do
conhecimento em Gênero e Feminismos nos Programas de Pós-graduação em
Educação das universidades federais criadas a partir da política de interiorização
(2003) na região Nordeste do Brasil, investigando em que medida os estudos em
gênero e feminismo contribuem para a construção de epistemologias disruptivas e
para a inclusão de novas vozes na pós-graduação em Educação. Os objetivos
específicos foram os seguintes: Identificar as universidades e campi no Nordeste do
Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização que tenham Programas de
Pós-graduação em educação; b) Mapear as linhas de pesquisa presentes nos
Programas de Pós-graduação em Educação das universidades e campi no Nordeste
do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização; c) Levantar a produção de
teses e dissertações elaboradas nos Programas de Pós-graduação em Educação das
universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de
Interiorização, que abordem de maneira direta ou indireta as questões de Gênero e
Feminismo; e d) Analisar o perfil de gênero das lideranças nos grupos de pesquisa
em gênero e feminismo na pós-graduação em Educação no interior do Nordeste do
Brasil, investigando as contribuições para a promoção da igualdade de gênero e o
impacto de suas práticas acadêmicas e sociais na construção de epistemologias
emancipadoras no âmbito do Programa de Interiorização. Utilizando metodologias
feministas e análise documental, a pesquisa revela que, entre os dois primeiros
mandatos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), foram criados 70 programas e
cursos no Nordeste, dos quais 12 são Programas de Pós-graduação em Educação,
distribuídos entre os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará, em
seis universidades. Não foram identificados Programas de Pós-graduação em
Educação em estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe. Ao
mapear os Grupos de Pesquisa nas áreas de gênero, feminismo e sexualidade, a
pesquisa identificou sete grupos relacionados a essas temáticas. A análise do
Currículo Lattes de 11 lideranças dos grupos revelou que as novas universidades e
campi criaram rupturas significativas nos espaços tradicionais de produção do
conhecimento, através dos 44 projetos de extensão, 88 projetos de pesquisa, 186
artigos científicos publicados em periódicos, 90 dissertações e 24 teses, das quais 23
estão em andamento e apenas uma foi concluída. Esses estudos desafiaram a
concepção convencional de quem são os sujeitos da produção científica e trouxeram
à tona objetos de estudo antes negligenciados, como violência doméstica, economia
periférica, sexualidade, pessoas trans, educação popular, culturas do funk e hip hop,
juventude negra, povos quilombolas e a atuação de feirantes e artesãs. Como
resultado, emergiu uma epistemologia disruptiva, evidenciando novas perspectivas e
vozes na academia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externo à Instituição - EMERSON SILVA SANTOS
Interno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externa à Instituição - MARIA VIRGINIA LEAL
Externo ao Programa - 1524982 - NELIO VIEIRA DE MELO - null
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 11:39
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