Banca de DEFESA: ALLYNE PAULA DO NASCIMENTO COMBÉ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLYNE PAULA DO NASCIMENTO COMBÉ
DATA : 24/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

COMPREENSÕESDOCENTES DE ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO
MÉDIO (EREM’S) EM CARUARU SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COM AS TEMÁTICAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Direitos Humanos; gênero; sexualidade; discurso.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

A Educação em Direitos Humanos embora seja recente no contexto atual, remete a
construções que favorecem processos emancipatórios e plurais com a participação de todas e
todos, fazendo referência ainda, as lutas que surgem em contextos de ruptura da democracia.
As associações com gêneros e sexualidades, que fazem parte dessa educação, inserem-se em
um período social que vem sendo conhecido como desdemocratização, associada à perda de
garantias fundamentais, silenciamentos e/ou invisibilidades proporcionados por uma
normatividade de convergência perversa entre o neoliberalismo e o neoconservadorismo que
adentra nos contextos sociais diversos e repercute na educação. Nesse cenário a pesquisa aqui
proposta trouxe como objetivo geral: compreender as disputas de sentidos nos discursos
(re)produzidos de docentes de duas EREMS de Caruaru em relação à Educação em Direitos
Humanos acerca das temáticas de gêneros e sexualidades. Para que fosse possível alcançar o
objetivo desejado, elegemos os objetivos específicos: a) Mapear formações discursivas
docentes que materializam condensações de sentidos acerca da Educação em Direitos
Humanos envolvendo as temáticas de gêneros e sexualidades e b) Elencar enunciados
engendrados por docentes que subvertam sentidos neoconservadores e/ou neoliberais em
relação às (re)produções das desigualdades de gêneros e de sexualidades. Utilizando-se do
Paradigma Pós-Estruturalista, que se inscreve numa perspectiva da teoria da performatividade
de gênero diante de uma construção de corpo, gênero, sexualidade e mundo enquanto
processo social e histórico que difere de construções ontológicas essencialista sobre os
sujeitos. Nesse estudo, a escola foi tomada enquanto campo de análise, bem como, terreno
fértil passível de construções e desconstruções, em que uma educação em direitos humanos
torna possível a construção de democracia e auxilia nessa luta social para equidade de gêneros
e desejos. A pesquisa se vincula ainda a uma perspectiva de análise discursiva de inspiração
foucaultiana, assumindo a observação dos vários discursos proferidos em torno das temáticas
e o modo como repercutem nos contextos sociais. Foi utilizada a técnica de entrevistas
semiestruturadas com docentes de EREMs em Caruaru, demonstrando que embora se
vivencie nas escolas contextos de fortalecimento de identidades plurais, os discursos
engendrados por uma gramática neoconservadora e neoliberal se inserem e prejudicam uma
Educação em Direitos Humanos e suas associações com gêneros e sexualidades no contexto
atual como saberes-poderes contestadores da ordem do discurso autoritária vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Externa à Instituição - CELMA FERNANDA TAVARES DE ALMEIDA E SILVA
Presidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 08:50
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