Formação de Professores e prática docente em Educação do Campo
Educação do Campo. Prática Docente do Campo. Formação continuada.
Esta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado vinculada à Linha de Ensino, Docência
e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, do Centro
Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Este estudo
versa sobre a possibilidade de existência de uma prática docente diferenciada por parte de
professores campesinos que tiveram acesso à estudos que tratem sobre Educação do Campo ao
participarem do programa Escola da Terra. Nesta pesquisa elencamos como questão/problema:
Como a formação da Escola da Terra contribui para a prática docente da escola do/no Campo?
No intuito de responder ao problema de pesquisa construímos o seguinte objetivo geral:
Compreender a contribuição da formação da Escola da Terra nas práticas dos professores da
escola do/no Campo. Nesse sentido, os objetivos específicos desta pesquisa versam em: a)
Identificar os objetivos da formação da Escola da Terra; b) Caracterizar as práticas docentes
diferenciadas; c) Entender a relação entre a formação da Escola da Terra e a prática docente; d)
Identificar os desafios da formação vivenciada pelos professores em sua prática docente.
Adotamos como abordagem teórica os Estudos Pós-Coloniais que se constitui enquanto opção
política-epistemológica a partir do diálogo dos autores: GROSFOGUEL (2007); MIGNOLO
(2007, 2008); QUIJANO (2005); QUENTAL (2012); WALSH (2008, 2013), dentre outros que
nos possibilitam a refletir e problematizar o processo de silenciamento dos povos da América.
Adotamos como procedimentos teórico metodológico a Análise de Conteúdo via Análise
Temática de: BARDIN (2011) e VALA (1999).