Banca de QUALIFICAÇÃO: MURILO RANGEL OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MURILO RANGEL OLIVEIRA
DATA : 27/12/2024
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

PENSANDO O CURRÍCULO NA ESCOLA EM CONTEXTO QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHA-PE: sobre pistas para pensarcom as crianças e as infâncias que artistam o território curricular


PALAVRAS-CHAVES:

currículo; infâncias; artistagem; contexto quilombola; interculturalidade.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A presente proposta, intitulada PENSANDO O CURRÍCULO NA ESCOLA EM
CONTEXTO QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHA-PE: sobre pistas
para pensarcom as crianças e as infâncias que artistam o território curricular; tem por
Objetivo Geral: Cartografar os deslocamentos, composições, dizeres, fazeres e aprenderes
artistados pelas crianças e as infâncias quilombolas no cotidiano escolar, para pensarcom
outros possíveis para o currículo. Neste sentido, esta composição se interessa em pensar
os currículos pelos deslocamentos infantis que irrompem as prescrições, artistando e
compondo outros possíveis ao território curricular vivenciado em contexto quilombola
numa pequena escola do campo na Rede de Ensino Municipal de Alagoinha-PE.
Caminhamos, adentrado ao território, inspirados pela Cartografia (para experienciar em
acontecimento) integrando e vivenciando os objetivos desta proposta mobilizados pelo
questionamento: Que outros possíveis as artistagens das crianças e infâncias quilombolas
produzidas no cotidiano escolar nos dão a pensarcom o currículo? Tendo em vista tal
inquietação, desejamos: Mapear, desde suas próprias experiências cotidianas em contexto
escolar, os deslocamentos, composições, dizeres, fazeres e aprenderes artistados pelas
crianças e pelas infâncias quilombolas. Acompanhar os transbordamentos/vazamentos
curriculares que as crianças, e as infâncias, instauram a partir de seus deslocamentos,
composições, dizeres, fazeres e aprenderes. Problematizar os deslocamentos,
composições, dizeres, fazeres e aprenderes artistados pelas crianças e as infâncias
quilombolas no cotidiano escolar para pensarcom outros possíveis para o currículo. Para
tal, projetamos compor nosso referencial teórico com a Filosofia da Diferença, no sentido
de Deleuze (1997, 2010), Deleuze e Guattari (1997), Deleuze e Parnet (1998), Gallo
(2007), Silva (2000, 2007), Ferraço (2008, 2012, 2013, 2018, 2021)... e com a Filosofia
das Infâncias, explorando tecituras compostas por Kohan (2005, 2007, 2009, 2014, 2015,
2017, 2019) e outros; para buscar encontros com as Artistagens infantis tencionamos
seguir pistas encontradas nos caminhos trilhados por Corazza (2002, 2006, 2008, 2013).
Assim como, pretendemos convidar, entre outros autores, Larrosa e Lara (1998), Larrosa
(2006), Skliar (2003) para esta jornada, no sentido de compreender as singularidades
plurais das infâncias com quem nos encontraremos, pelas concepções do Outro. Para
aproximação às teorias curriculares, seguiremos pistas lançadas por Corazza (2001,
2007), Gallo (2007), Silva (2000, 2007), Ferraço (2008, 2012, 2013, 2018, 2021), entre
outros autores. Tomamos como inspiração as pesquisas com os cotidianos, produções
trazidas por exemplo, por Ferraço (2008, 2012, 2013, 2018, 2021) e Carvalho (2009,
2019). Assim, projetamos seguir pistas, que nos apontem possibilidades de pensarcom as
crianças e as infâncias que artistam o território curricular; e em processo, relacionar dados
produzindo conhecimentos que participem das discussões, e contribuam com as
problematizações, que envolvem os deslocamentos, composições, dizeres, fazeres e
aprenderes vivenciados pelas crianças e as infâncias quilombolas no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - nullPresidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/12/2024 14:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11