Por uma micropolítica do Pife na sala de aula: partilha de afetos, rupturas e
agenciamentos a partir da obra do Mestre João do Pife de Caruaru.
João do Pife, Pífano, Cultura Popular, Educação.
A presente pesquisa propõe uma análise acerca dos processos educativos
implicados nos ensinares e aprenderes presentes na obra do Mestre João do Pife de
Caruaru, relacionando-os a possibilidades outras na prática docente, a partir do
Ser/Pife/Instrumento e suas diversas interfaces com os saberes populares, a sala de
aula e as singularidades dos referidos processos. Para tanto, nesta trilha lançamos
mão do método cartográfico deleuziano, o qual se dá no processo e se apresenta
enquanto um mapa, estranhando-se e, assim, contrapondo-se ao retrato, que possui
imagem fixa e sem desmonte, que descreve o exercício de um cartógrafo enquanto
constante invenção, intervenção, performance, aquele que se dá no acontecimento e
se valida diante das multiplicidades. Nesta perspectiva, para estabelecermos uma
relação entre o fazer/saber do Mestre João do Pife e as possibilidades da
inventividade no âmbito educacional, nos aproximamos do pensamento foucaltiano,
e a partir da sua teoria do discurso, buscamos observar as relações de poder e suas
implicações na prática do pife em nossos dias.