FORMAÇÃO INVENTIVA E INCLUSÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS À HOSPITALIDADE DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES DE ACOMPANHAMENTO ESPECIAL
Hospitalidade; formação inventiva; diferença e educação inclusiva.
Este projeto parte do entendimento de que a instituição de leis que preveem o acesso e a
disponibilidade de recursos para inserção dos escolares que apresentam necessidades de
acompanhamento educacional especial na escola regular, não garantem o reconhecimento das
diferenças e das multiplicidades, tão pouco o desenvolvimento de ações inventivas e
hospitaleiras, que caminhe no sentido de acolher ao outro de forma incondicional, propiciando
condições para sua permanência e participação. Tem como objetivo problematizar os
movimentos que o professorado tem mobilizado para hospedar o outro e trabalhar com as
diferenças, potencializar as interações, minimizar os estranhamentos e romper com as
descriminações. Tomamos como caminho teórico-metodológico o movimento proposto pela
cartografia, pois, entendemos que esse movimento potencializa
deslocamentos/encontros/experiências/conexões e (des/re) construções de pensares-saberes-
fazeres, tendo em vista que, cartografar é acompanhar processos e tem a ver com sair do mundo
das aparências para olhar-perceber o que se passa e nos permite desvelar mundos outros,
sujeitos outros e acontecimentos outros. O campo escolhido para vivenciar essa experiência foi
uma escola da Rede Municipal de Caruaru. Teoricamente optamos por caminhas com Derrida
(2003,2005) e Farias (2018); Deleuze e Gattari (1992; 2010), Gallo (2008); Larrosa (2002;
2010), Foucault (2001), Veiga-Neto (2007), Dias (2009; 2014; 2020), Emilião (2017), Ferraço
(2014; 2019; 2021), Lins e Campos (2020), Kastrup (2008; 2015), Figueira (2011), Pagni
(2015) e Skliar (2001;2003). Esses intercessores nos ajudam a pensar a hospitalidade, as
diferençaa e os processos de inclusão, pois nos provocam a problematizar os desafios impostos
ao outro em função das padronizações, pois, esse movimento nos soa como um convite a
reinvenção dos nossos saberes-pensares-fazeres em relação a educação.