Banca de DEFESA: MARIA LETICIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LETICIA DA SILVA
DATA : 31/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

SENTIDOS DE CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE OS/AS
PROFESSORES/AS: ALGUMAS LINHAS CARTOGRÁFICAS PARA PENSAR A
RELAÇÃO COM OS APRENDERES E FAZERES PEDAGÓGICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Criança; Infância; Educação Infantil.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

Historicamente a criança e a infância foram conceituadas a partir de diferentes óticas o
que fez com que surgissem estudos oriundos dos diferentes ramos da ciência. Assim,
observamos em nossa sociedade discussões se alargando em torno da criança, infância e
da própria Educação Infantil. Destarte, tivemos como objetivo geral nessa pesquisa
cartografar sentidos e linhas produzidos pelos/as professores/as sobre criança, infância e
Educação Infantil, bem como sua relação com os aprenderes e fazeres pedagógicos no
contexto da Educação Infantil. Para realizar nossas discussões tivemos como
intercessores teóricos: Kohan (2002, 2014, 2017, 2020, 2021); Abramowicz (2009, 2010,
2018); Tebet (2017, 2018); Ariés (2017); Deleuze (1992, 1997); Farias (2005);
Guimarães (2017); Oliveira (2011); Sheibe (2008), entre outros. O presente estudo
inspirado na cartografia, como metodologia de pesquisa, a partir de autores como Kastrup
(2020), Ronilk (2006), Guedes e Ribeiro (2019), teve como plano de imanência um
município do agreste pernambucano e contou com a participação de dez professores/as
de seis diferentes instituições que ofertavam Educação Infantil. Instituições nas quais
estivemos acompanhando as vivências e experiências dos/as professores/as e,
consequentemente, das crianças que embora não fossem participantes diretas de nossa
pesquisa se fizeram presentes em gestos, movimentos e palavras mostrando a força e a
presença da infância. Portanto, nos encontros que eram tecidos nessas instituições e nas
instaurações que realizamos com o grande grupo de professores/as nos deparamos com
sentidos e linhas relacionados a criança, a infância e Educação Infantil. Esses sentidos e
linhas nos levaram ao encontro de criança enquanto ser que necessita de cuidado, de
estímulos, de atenção, de educação, mas também que cria, inventa, constrói e transforma
a si e ao seu redor. Vimos ainda uma infância entendida enquanto fase passageira e etapa
de vida, mas também enquanto experiência vivenciada em um tempo aión. E em relação
a Educação Infantil nos deparamos com territórios que cuidam, ensinam, educam, e, às
vezes, escolarizam precocemente as crianças, mas que também mobilizam a criatividade,
a inventividade e a imaginação dessas crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Presidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 3331181 - TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO - null
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 16:28
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