Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTINA XAVIER DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CRISTINA XAVIER DOS SANTOS
DATA : 06/08/2024
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

TORNAR-SE E SER PROFESSOR (A) ENTRE OS DESLOCAMENTOS DA
DOCÊNCIA COMO ARTE DE VIVER E RETÓRICA DA BIOPOLÍTICA DE

PROFISSIONALIZAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Docência; Arte de Viver; Profissionalização; Biopolítica; Formação.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Este estudo, inspirado nos ecos do pensamento foucaultiano, tem a intenção de deslocar as
reflexões sobre docência e profissionalização docente da perspectiva normativa, geralmente
abordada nos campos de pesquisas educacionais e sociológicas, para pensar esses processos
também como produção de si, enquanto escape a governamentalização da docência. Partindo
do pressuposto de que existem retóricas de docência enquanto arte de viver e de
profissionalização enquanto biopolítica, propomos estudar e pesquisar os movimentos de
afirmação e produção de docências considerando tanto a regulação, institucionalização e

valorização social do coletivo docente, quanto a relação desses movimentos com o Ser e Tornar-
se professor(a). Pensamos a tese de que a profissionalização docente pode ser uma retórica que

desloca à docência da arte de viver quando se configura em biopolítica, defendemos que pode
haver movimento de deslocamento da retórica da profissionalização como biopolítica que afeta
a produção de si enquanto professor(a), a retórica de profissionalização como movimentos que
guardam a arte de viver, mas também a biopolítica. A arte de viver possibilita, talvez, escapes
a biopolítica avançada pelas políticas educacionais contemporâneas. Sem objetivos fixos ou
intensão de nos fechar na busca por respostas, metodologicamente propomos encontros
rizomáticos (Deleuze; Guattari, 1995) e de deslocamentos inspirados na cartografia (Deleuze;
Guattari, 1995; Kastrup, 2009), para acompanhar os movimentos de Tornar-se e Ser professor
e professora por entre os deslocamentos da docência no território da educação básica, mais
especificamente no cotidiano de professoras e professores que atuam com os anos iniciais do
ensino fundamental no Agreste de Pernambuco. Temos, inicialmente, como perguntas de
pesquisa: Quais efeitos a retórica de profissionalização como biopolítica provoca na docência
como arte de viver, ou na dimensão ética da docência? Como os professores mobilizam ações
sobre si por entre os deslocamentos da docência como arte de viver e a retórica de
profissionalização como biopolítica? Quais efeitos o exercício do cuidado de si docente provoca
na retórica de profissionalização como biopolítica? E quais docências são produzidas por entre
os movimentos da arte de viver docente e a biopolítica de profissionalização? Estudar a
docência e a profissionalização docente, atentando para aspectos para além dos já,
predominantes, pode nos provocar a problematizar políticas educacionais, políticas de
formação docente inicial e continuada que se estabeleçam contra hegemônicas, contra
padronização. Assim, pensamos que nossa pesquisa talvez traga, alimente outras
problematizações da e com a docência, problematizações articuladas a docências livres,
criativas possíveis de outra ética, estética e política, ou seja, como uma ética contra racional,
que evoca sujeitos livres.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS - nullPresidente - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa à Instituição - ELINALDA MARIA DOS SANTOS
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 16:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07