A CIS-HETERONORMATIVIDADE E A MARGINALIZAÇÃO DA
COMUNIDADE LGBTQIA+: TERRITÓRIO E SENTIDOS EM DISPUTAS
VEICULADOS POR DOCENTES DE EREM’S EM CARUARU/PE
Território. Gênero. Sexualidade. EREM´s. Cis-heteronormatividade.
A pesquisa em tela tem por objetivo compreender os sentidos em disputas veiculados por
docentes que resistem e fortalecem a diversidade de gênero e sexualidade e/ou
marginalizam, silenciam e invisibilizam discentes da comunidade LGBTQIA+ em seu
território educacional em duas Escolas de Referências do Ensino Médio (EREM)
localizadas uma em bairro de camada popular e a outra em bairro de camada média em
Caruaru/PE. De forma mais específica: a) Mapear a escola enquanto um território cis-
heteronormativo e ou de resistência às exclusões e desigualdades; b) Identificar os
sentidos nos discursos de professores e professoras que silenciam e invisibilizam as
manifestações de estudantes LGBTQIA+ nas referidas EREMs; c) Elencar os sentidos nos
discursos de professores e professoras que promovem a diversidade sexual nas EREMs.
Metodologicamente, ampara-se numa abordagem qualitativa na busca para apreender as
relações de poder vivenciadas no território escolar com uma incursão no campo,
utilizando-se de técnicas para coletas de dados a entrevista semiestruturada, norteadas a
partir das discussões propostas por Minayo (2002), Ludke e André (2014) e dentre outros.
Para realizar as análises e as sistematizações dos dados da pesquisa, apoiaremo-nos na
metodologia de análise do discurso de inspiração foucaultiana (Fischer, 2001; Foucault,
2004) para perceber os mútuos condicionamentos das práticas discursivas e não-
discursivas que são materializadas no território escolar. Teremos como público alvo
professores e professoras da educação básica no território escolar e as relações de poder
camufladas por meio de práticas discursivas e as produções de sentidos veiculadas em duas
Escolas de Referências em Ensino Médio (EREM’s) no município de Caruaru-PE.