AS DECISÕES DIDÁTICAS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Decisões Didáticas, Inclusão, Deficiência Intelectual, Matemática, Mapeamento.
O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas tomadas pelos professores de Matemática e quais as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas. Com isso, a dissertação será estruturada no formato multipaper (coletânea de artigos) que será composta por três artigos. Além disso, utilizaremos diversas metodologias para alcançar os objetivos pretendidos. A princípio, realizaremos um estudo bibliográfico a partir do mapeamento horizontal e vertical e na sequência a um estudo exploratório que ocorrerá em uma escola pública municipal de Caruaru-PE no Ensino Fundamental Anos Finais (EF). Nesse sentido, iremos utilizar alguns instrumentos para coleta e produções de dados, a saber: entrevistas, uso do diário de bordo e análise de livro didático. No mais, para esta pesquisa teremos como aporte teórico dois trabalhos, A Teoria das Situações Didáticas (TSD), mais especificamente a estruturação do meio proposto por Margolinas (2002) e o Modelo de Fatores Decisionais proposto por Bonnat et al. (2020) ancorada na TSD e na Teoria Antropológica do Didático (TAD).