Letramento Estatístico no Currículo das Licenciaturas em Matemática em Pernambuco
Educação Estatística, Letramento Estatístico, Formação de Professores, Currículo, Licenciatura em Matemática
Numa sociedade imersa em uma exaustiva propagação de dados enganosos, ser
letrado estatisticamente permite ao cidadão tomar decisões mais assertivas,
desenvolvendo assim seu senso crítico e a sua cidadania. É na Educação Básica
que estes cidadãos fazem contato com a Matemática e aprendem os conceitos
básicos da Estatística. Deste modo, torna-se imprescindível que o futuro professor
de Matemática possua uma formação estatística adequada para desenvolver esta
capacidade na Educação Básica. Porém a Licenciatura em matemática não prioriza
o desenvolvimento da Educação Estatística impedindo assim que o licenciando
possa dotar-se de metodologias e técnicas eficazes para o ensino da Estatística na
Educação Básica. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender
através de análise documental, como o currículo dessas Licenciaturas em
Matemática está configurado numa perspectiva do Letramento Estatístico. Para
tanto selecionamos 22 (vinte e dois) cursos de Licenciatura em Matemática do
estado de Pernambuco e realizamos uma análise dos documentos pedagógicos
destes cursos. A trajetória metodológica contou com três etapas sendo a primeira
uma análise descritiva das disciplinas de Estatística, a segunda uma análise de
conteúdo dos PPCs dos cursos selecionados e a terceira com uma discussão acerca
das convergências e divergências destes documentos pedagógicos com o currículo
das Licenciaturas em Matemática, a Educação Estatística e sobretudo o Letramento
Estatístico. Os resultados mostraram que estes cursos apesar de apresentarem as
disciplinas concentradas no ensino conceitual da Estatística, possuem em seus
PPCs a percepção de que é necessário o desenvolvimento crítico do licenciando
enquanto cidadão para formar um profissional preparado para o ensino
contextualizado e dirigido ao desenvolvimento do Letramento Estatístico de seus
alunos. Entretanto, isto não está refletido nas disciplinas de Estatística, onde o
Letramento Estatístico é preterido apesar das conexões que os documentos
pedagógicos possuem com os seus elementos. Apesar disto, o currículo das
Licenciaturas em matemática ainda está passível de mudanças que prezem pelo
desenvolvimento do Letramento Estatístico dos seus futuros professores de
Matemática