APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE TERMODINÂMICA POR MEIO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA
Ensino de física, sequência didática, termologia, aprendizagem significativa.
O presente trabalho tem por fundamento a apresentação de uma proposta de Unidade de Ensino Potêncialmente Significativa para ensino de conceitos iniciais de termologia para segunda série do Ensino Médio e revisão destes mesmos conceitos para terceira série do Ensino Médio. A sequência didática proposta parte desde o pré-teste que dá início a UEPS onde é possível perceber quais conhecimentos iniciais os estudantes já possuem no início de cada processo de ensino, de acordo com cada fase da sua formação acadêmica e do interesse relativo a esta série. Para apresentação destes conceitos na segunda série foi feito uso de simulações interativas em vídeo que demonstravam situações cotidianas, com a finalidade de contextualizar os conteúdos ensinados. A revisão proposta na terceira série do Ensino Médio foi elaborada a partir da resolução de listas de exercícios com questões próximas as que serão respondidas nos processos seletivos inerentes ao final da formação básica dos estudantes. A efetividade da sequência didática proposta foi feita a partir de provas escritas que possibilitaram a comparação entre os conhecimentos prévios apresentados no pré-teste e os conhecimentos apresentados na resolução deste instrumento de avaliação.