UTILIZANDO A TREBUCHET PARA O ENSINO DE LANCAMENTO OBLIQUO ATRAVES DE UMA SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
Lançamento Obliquo. Sequência de Ensino Investigativa. Trebuchet.
Ensinar Física na educação básica, propõe ao professor desafios significativos, como a desmotivação dos alunos, a falta de recursos e as dificuldades estruturais. Para driblar esses problemas, o professor busca meios de ensino que se validem em propostas de ensino que incentivem o interesse do estudante e que seja de baixo custo, esta pesquisa tomou essas condições como aspecto motivacional para propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) pautada na fundamentação de Carvalho (2013), que trabalha o conceito de lançamento obliquo através da utilização de uma trebuchet de baixo custo. Esta SEI foi aplicada com 19 estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do estado de Alagoas, se dividiu em quatro etapas: i) produção da trebuchet em pequenos grupos, ii) utilização da trebuchet por meio de dois desafios, iii) contextualização do conceito de lançamento obliquo relacionando-o a utilização da trebuchet, em sala de aula, iv) questionário final que serviu como avaliação de retenção do conteúdo abordado. Ao logo da aplicação, conseguimos identificar indícios de alfabetização científica (Sasseron, 2008), aprendizagens atitudinais e processuais (Carvalho, 2013). Com isso, concluímos que a aplicação desta SEI impactou de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, instigou os estudantes a resolverem os desafios propostos, proporcionou que o estudante participasse ativamente do próprio processo de ensino, conseguiu promover o translado dos conhecimentos prévios para os científicos e no questionário final observou-se alto índice de aprendizagem do conceito de Lançamento Oblíquo. Por fim, propor um método de ensino que instigue a curiosidade e faça o estudante participar do processo, pode ser uma alternativa de ensino para vencer o desinteresse na sala de aula.