RETENCAO DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUACAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARA (UFOPA)
retenção discente; ensino superior; políticas públicas; permanência
estudantil.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da retenção discente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A investigação adota uma abordagem quantitativa, descritiva e documental, utilizando a metodologia do Fluxo Estudantil (ou Acompanhamento de Estudantes) para acompanhar três gerações completas de discentes. A análise dos dados acadêmicos, extraídos dos sistemas SIGAA, será realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo Categorial, conforme a perspectiva de Bardin. A partir disso, serão construídos indicadores de retenção com recortes por curso, campus e tempo de integralização. Entre os resultados esperados estão a criação de um banco de dados sistematizado, o diagnóstico de gargalos acadêmicos e a proposição de recomendações para ações institucionais que promovam a permanência estudantil. A proposta está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação e ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2024–2031, sendo especialmente relevante no contexto amazônico, com vistas a contribuir para o aprimoramento da gestão educacional na Ufopa.