O SERVIDOR IDOSO E O SISTEMA ELETRONICO DE INFORMACAO: estudo de caso no IFPE Campus Recife
Etarismo. Servidor/a idoso/a. Inclusão Digital. Políticas de Acessibilidade.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por servidores/as idosos/as, lotados no Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), na adesão às capacitações e no uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A pesquisa emprega uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas quantitativas e qualitativas para uma análise mais profunda. A coleta de dados será realizada através de um questionário estruturado com questões fechadas em escala Likert e questões abertas, direcionado a servidores/as com idade igual ou superior a 60 anos. Esse instrumento busca captar as percepções, sentimentos e desafios desse público diante da mudança tecnológica. Complementarmente, será feita uma análise documental de portarias, relatórios e diretrizes internas para contextualizar os dados.A análise dos dados seguirá dois eixos principais:Análise quantitativa: As respostas fechadas serão tratadas com técnicas estatísticas, como análise descritiva, testes de associação, correlação e regressão, além da análise de confiabilidade (Alfa de Cronbach). Análise qualitativa: As respostas abertas serão analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), para identificar padrões de sentido relacionados à inclusão, exclusão e representação social dos servidores/as idosos/as. A partir dessa triangulação metodológica, a pesquisa pretende compreender os desafios na adesão e uso do SEI. O produto final será a proposição de uma capacitação voltada a gestores/as do IFPE, com foco na inclusão digital de servidores/as idosos/as, considerando os desafios identificados.