SAUDE ESTUDANTIL: Perfil Epidemiologico, Vulnerabilidade, Barreiras Sociais e proposta de protocolo para a Universidade Federal do Oeste do Para.
Palavras-chave: assistência estudantil; protocolo de atenção; saúde estudantil; fatores de risco; doenças não transmissíveis.
Este estudo tem como objetivo analisar o perfil clínico-epidemiológico e barreiras associadas ao acesso à saúde dos estudantes da assistência estudantil na Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de 2022 a 2024. Pretende-se fazer um estudo exploratório-descritivo e retrospectivo de naturezas qualitativa e quantitativa, utilizando-se variáveis socioeconômicas, estilo de vida e de avaliação clínica-epidemiológica. A análise qualitativa será apoiada em entrevistas semiestruturadas, de modo a identificar, analisar e interpretar determinados padrões, segundo significados, experiências e percepções de cada participante. No que concerne à análise quantitativa, far-se-á uso, no que couber, de Estatística Descritiva, Inferência Estatística e modelos econométricos, a partir das variáveis advindas do mapeamento do perfil de saúde estudantil e/ou de dados secundários disponibilizados por instituições oficiais. Dessa forma, espera-se produzir um Protocolo de Atenção à Saúde Estudantil com fluxo de triagem, referência/contrarreferência e indicadores de monitoramento que dê suporte às ações e serviços de promoção, prevenção e de vigilância em saúde estudantil no âmbito da instituição