AVALIACAO DE DESEMPENHO: PERCEPCAO DOS TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCACAO SOBRE A PROGRESSAO FUNCIONAL POR MERITO
Técnicos Administrativos em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Progressão.
Os Técnicos Administrativos em Educação (Taes) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desempenham um papel de suma importância no apoio às atividades administrativas e no cumprimento da missão institucional de produzir, disseminar e aplicar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento da Amazônia. Como base operacional da universidade, esses profissionais garantem o suporte essencial ao funcionamento acadêmico, o que influencia diretamente a qualidade dos serviços prestados à comunidade universitária e o alcance dos objetivos institucionais. Logo, a percepção desses profissionais sobre o seu processo avaliativo constitui um elemento crítico essencial para o sucesso organizacional da Ufopa, nesta esteira, destaca-se particular importância ao processo de avaliação vinculado à progressão funcional por mérito, que - em tese - representa muito mais do que um simples mecanismo de pontuação para avanço na carreira. Conforme se verá no decorrer da escrita dessa pesquisa, trata-se de uma ferramenta estratégica de gestão pública que visa promover melhorias contínuas, estimular a motivação profissional, assegurar padrões de excelência no serviço público e criar condições para a retenção de talentos qualificados na instituição. Esta pesquisa representa uma contribuição significativa tanto para os estudos existentes quanto para futuras investigações sobre a progressão funcional por mérito dos TAEs, abrangendo não apenas a Ufopa, mas também outras instituições federais de ensino superior.