PERCEPCOES SOBRE A QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO ANEXO MURUMURU
Infraestrutura escolar; escolas rurais; qualidade de ensino.
Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio
Murumuru - Anexo I, localizada na zona rural do município de Monte Alegre (PA), percebem a
infraestrutura escolar em relação à garantia do direito a uma educação pública de qualidade, bem como
analisar como essa percepção influencia suas perspectivas educacionais. Trata-se de um estudo de
caso de natureza qualitativa, com abordagem metodológica exploratória. A pesquisa busca
compreender em que medida as condições estruturais da escola impactam a trajetória escolar dos
estudantes de uma unidade de ensino que, há mais de duas décadas, funciona em condições
precárias, sem dispor de recursos pedagógicos básicos essenciais ao processo de ensino-
aprendizagem. Nesse contexto, pretende-se analisar os desafios enfrentados pelos alunos diante da
omissão do poder público na garantia de uma infraestrutura escolar adequada. Para captar suas
percepções sobre o direito a uma educação de qualidade e equitativa, serão realizados dois grupos
focais com estudantes, além de entrevistas semiestruturadas com professores e com o diretor da
escola. Como produto, será elaborado um artigo científico que apresentará as principais evidências
obtidas a partir dos resultados da pesquisa.