Do Direito a Pratica: Inclusao de Estudantes com TEA sob a perspectiva docente no IFPE - Campus Jaboatao dos Guararapes
Autismo. Inclusão. Educação. Docente.
Este projeto tem como objetivo analisar a percepção dos docentes sobre as políticas institucionais de inclusão voltadas aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Jaboatão dos Guararapes. A pesquisa segue o modelo bottom-up da segunda geração dos estudos de implementação da política e parte do pressuposto de que os professores atuam como burocratas de nível de rua exercendo um papel essencial na efetivação das políticas públicas, sobretudo as que visam a inclusão de alunos neurodivergentes, garantindo a permanência e êxito desses estudantes. Utilizando uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo visa compreender como o conhecimento, a formação e as práticas dos docentes influenciam a implementação das ações inclusivas no ambiente escolar. Com isso, busca-se contribuir para o fortalecimento de políticas institucionais inclusivas, ampliar o debate sobre a educação inclusiva no ensino técnico federal e permitir que formuladores e gestores de políticas públicas tenham acesso a informação confiável para orientar o processo de tomada de decisão e mudança institucional.