DA POLÍTICA À PRÁTICA: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS E EDUCAÇÃO PARA O COMBATE ÀS DESIGUALDADES REFERENTES A RAÇA/ETNIA, GÊNERO E SEXUALIDADE NA VISÃO DOS GESTORES, SERVIDORES E ESTUDANTES – ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BARREIROS DO IFPE
Diversidade; Equidade; Violências de gênero; Racismo; LGBTQIA+fobia; Desigualdades educacionais no Brasil.
O debate sobre raça, gênero e diversidade sexual na sociedade contemporânea e no contexto educacional tem evidenciado as desigualdades, discriminações, preconceitos e violências historicamente construídas e perpetuadas por gerações. Esse cenário reforça a necessidade de uma reflexão aprofundada sobre o papel das instituições de ensino na promoção da equidade e da igualdade como mecanismos fundamentais para o enfrentamento das desigualdades educacionais, das violências de gênero, do racismo e da LGBTQIA+fobia. A compreensão das desigualdades educacionais no Brasil requer um olhar atento sobre os processos históricos que estruturaram a exclusão de determinados grupos sociais. A educação, ao longo dos séculos, esteve marcada por um modelo elitista e excludente, que marginalizou populações negras, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIA+