O que está ficando para trás na comunicação do Portal Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região?
Comunicação; Transparência; Judiciário
A transparência das ações governamentais é fundamental para o fortalecimento da conexão entre Estado e sociedade. O Poder Judiciário, sendo um dos Três Poderes do Estado, desempenha também funções de administração pública, devendo adotar práticas formalísticas de transparência, além de fomentar a publicação de seus julgados e entendimentos de forma clara, objetiva e fácil, a fim de dar legitimidade aos seus julgamentos e aproximar os seus usuários, devendo a gestão da comunicação do Judiciário ser entendida como uma política pública de acesso à informação. A necessidade de entendimento da comunicação do Judiciário como política pública instigou a análise de como o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, através do seu Portal Eletrônico, cumpre as exigências institucionais de transparência previstas nas Resoluções e Recomendação do Conselho Nacional de Justiça e se há predileção na publicação de notícias na sua home page, utilizando-se, quanto a este último aspecto, de critérios rotulados intencionalmente pela pesquisadora, divididos em: notícias sociais, notícias institucionais e notícias sobre julgamentos e decisões. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região cumpre com praticamente todos os deveres institucionais de comunicação estabelecidos pelo CNJ e que as publicações no seu Portal Eletrônico priorizam notícias institucionais e sociais do Órgão, em detrimento de notícias relacionadas a sua atividade-fim, a judiciária, que é exposta de forma tímida na página principal do Portal Eletrônico.