Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em História na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE
INDÍGENAS; CONTEXTOS URBANOS; ENSINO; REDE PÚBLICA; CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE
Este estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental.