Banca de DEFESA: GUSTAVO HENRIQUE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO HENRIQUE DE LIMA
DATA : 19/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS: RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E CURRÍCULO RIZOMÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO DE HISTÓRIA. CURRÍCULO. FORMAÇÃO CONTINUADA.  


PÁGINAS: 137
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação inicial e continuada de professores de História e a vivência de um currículo rizomático. Esses elementos constituem o cenário da pesquisa que tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino fundamental anos finais. A investigação busca responder à seguinte questão: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica adotada na construção dos principais conceitos da investigação e na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para docentes de História. Os resultados apontam a complexidade que envolve a docência e, de modo especial, a docência em História. Refletem a necessidade de construção de saberes próprios ao ensino da disciplina, sobretudo para a vivência de um currículo rizomático que busca enfrentar tensões, consensos, dissensos, contingências, situações imprevisíveis. Apontam a necessidade de formação contínua capaz de responder às transformações sociais, culturais e políticas que atravessam vivência de um currículo rizomático. O produto resultante desta investigação é uma proposta de formação docente apoiada na Lei 11.645/2008 e no Parecer 14/2015 dela decorrente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Interna - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Externa ao Programa - 3331181 - TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 22/01/2025 11:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09