Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO HENRIQUE DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO HENRIQUE DE LIMA
DATA : 19/11/2024
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS: RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E CURRÍCULO RIZOMÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO DE HISTÓRIA. FORMAÇÃO CONTINUADA. CURRÍCULO RIZOMÁTICO.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O objeto de estudo desta pesquisa é a relação entre a formação inicial e continuada de professores e professoras de História e a vivência de um currículo rizomático.  Tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino médio.Tomamos como guia da investigação a seguinte questão-problema: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Para tentar responder a este questionamento buscamos delimitar nosso caminho investigativo a partir de uma pesquisa bibliográfica, de modo que o arcabouço teórico foi constituído por três categorias: ensino de história, formação docente e currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2378838 - ELETA DE CARVALHO FREIRE
Interna - ***.865.604-** - ROSEANE MARIA DE AMORIM - UFPE
Externa ao Programa - 3331181 - TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05