O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS: RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E CURRÍCULO RIZOMÁTICO
ENSINO DE HISTÓRIA. FORMAÇÃO CONTINUADA. CURRÍCULO RIZOMÁTICO.
O objeto de estudo desta pesquisa é a relação entre a formação inicial e continuada de professores e professoras de História e a vivência de um currículo rizomático. Tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino médio.Tomamos como guia da investigação a seguinte questão-problema: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Para tentar responder a este questionamento buscamos delimitar nosso caminho investigativo a partir de uma pesquisa bibliográfica, de modo que o arcabouço teórico foi constituído por três categorias: ensino de história, formação docente e currículo.