O ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EM CARUARU: DISCUSSÕES A PARTIR DA LEI n° 11.645/2008 E O PARECER CNE n° 14/2015
Ensino da temática indígena, efetivação da legislação de 2008 e 2015, Caruaru.
Nos últimos anos, com a aprovação da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE n° 14/2015, a inserção da temática indígena no ensino vem provocando diversos debates, tanto no campo acadêmico (onde ocorrem com maior assiduidade) quanto na Educação Básica. Os sistemas de ensino, bem como as unidades escolares e os profissionais na Educação foram/são desafiados(as) a discutir nas vivências cotidianas em salas de aulas a história e as culturas dos povos indígenas. Essa tarefa aparentemente não está sendo fácil, uma vez existindo um enorme desconhecimento por parte da maioria dos(as) brasileiros(as) em relação a esses povos predominando imagens e discursos estereotipados e constantemente folclorizados. Caruaru é um município relevante no estado de Pernambuco, conhecido como uma capital regional, destacando-se na sub-região Agreste em aspectos econômicos e populacionais, contando, segundo Censo demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, contabilizando 599 indígenas no município. Contudo, dialogando com os/as pesquisadores/as referências para a elaboração dessa dissertação e os/as professores/as Entrevistados/as, analisando o Plano Municipal de Educação e o Currículo responsáveis por embasarem as vivências escolares, e ainda o livro didático de História utilizado na rede de ensino problematizamos as vivências da temática indígena nos anos finais na Educação Básica pública em Caruaru. A efetivação da Lei de 2008 e do supracitado Parecer corroboram para uma sociedade superando o racismo e inclusiva contribuindo também contra os silenciamentos e invisibilidades dos indígenas.