O LUGAR DA CRIANÇA PAJÉ FRENTE OS PROCESSOS EDUCATIVOS DENTRO E
FORA DA DOUTRINA DO AMANHECER NA CIDADE DO RECIFE
Infâncias; Educações; Ritual; Racismos
Essa tese investiga os processos educativos que perpassam a vida das crianças pajés do Templo Aluanto do Amanhecer, localizado no bairro
Caxangá, na cidade do Recife, analisando como esses sujeitos transitam entre modalidades de educação formal, não formal e informal. A pesquisa
justifica-se a partir da necessidade de estudos antropológicos sobre infâncias em contextos religiosos periféricos, especialmente em religiosidades
vinculadas à Nova Era. A metodologia baseia-se em etnografia multissituada, observação participante, entrevistas, grupo focal, diário de campo e
registros iconográficos, articulando a antropologia da infância, da educação e do ritual. A pesquisa destaca que a doutrina mobiliza uma pedagogia
própria do sagrado, estruturada por práticas rituais, performances corporais e narrativas cosmológicas, que formam as crianças para o pertencimento
doutrinário. Observa-se que a escola, o templo e a praça constituem territórios educativos nos quais emergem aprendizagens distintas e
complementares. A pesquisa destaca que as crianças elaboram traduções culturais, produzem saberes e enfrentam situações de racismo religioso,
revelando a complexidade dos processos formativos e a relevância de compreender tais experiências a partir do diálogo entre antropologia e
educação.