Banca de QUALIFICAÇÃO: DIORGE SANTOS DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIORGE SANTOS DA COSTA
DATA : 31/10/2025
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

DOS ENTREOLHARES AOS ENTRELUGARES DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo antropológico para as experiências de homens negros na Educação Infantil


PALAVRAS-CHAVES:

Docência masculina negra; Educação Infantil; Antropologia da Educação; Estudos de Gênero; Raça.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta tese se constrói a partir das inquietações surgidas durante a graduação e a trajetória profissional do autor, marcadas pela escassa presença de homens e, especialmente, de homens negros na docência, que culminou na elaboração desta pesquisa de doutorado, na busca de compreender e analisar os condicionantes experienciados por professores homens negros na Educação Infantil. A partir da articulação entre Antropologia da Educação, Estudos de Gênero e Relações Raciais, o estudo propõe refletir sobre as construções e representações das masculinidades negras em um espaço historicamente marcado pela presença feminina, analisando as percepções de gestores, famílias e crianças acerca desses docentes. Metodologicamente, a investigação se ancora na abordagem etnográfica, com inspirações autoetnográficas, apoiando-se em observações, entrevistas e em um “diário de memórias” que resgata experiências vividas em creches da rede municipal do Recife. O estudo pretende contribuir para o debate sobre gênero, relações raciais e educação, questionando preconceitos e tabus ainda presentes na inserção masculina na Educação Infantil, e evidenciando a importância de repensar a formação docente e as práticas pedagógicas à luz da diversidade e da equidade racial e de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA - UFMA
Interna - 2510116 - ANA CLAUDIA RODRIGUES DA SILVA
Presidente - 3199677 - MARION TEODOSIO DE QUADROS
Notícia cadastrada em: 10/10/2025 10:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09