DOS ENTREOLHARES AOS ENTRELUGARES DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo antropológico para as experiências de homens negros na Educação Infantil
Docência masculina negra; Educação Infantil; Antropologia da Educação; Estudos de Gênero; Raça.
Esta tese se constrói a partir das inquietações surgidas durante a graduação e a trajetória profissional do autor, marcadas pela escassa presença de homens e, especialmente, de homens negros na docência, que culminou na elaboração desta pesquisa de doutorado, na busca de compreender e analisar os condicionantes experienciados por professores homens negros na Educação Infantil. A partir da articulação entre Antropologia da Educação, Estudos de Gênero e Relações Raciais, o estudo propõe refletir sobre as construções e representações das masculinidades negras em um espaço historicamente marcado pela presença feminina, analisando as percepções de gestores, famílias e crianças acerca desses docentes. Metodologicamente, a investigação se ancora na abordagem etnográfica, com inspirações autoetnográficas, apoiando-se em observações, entrevistas e em um “diário de memórias” que resgata experiências vividas em creches da rede municipal do Recife. O estudo pretende contribuir para o debate sobre gênero, relações raciais e educação, questionando preconceitos e tabus ainda presentes na inserção masculina na Educação Infantil, e evidenciando a importância de repensar a formação docente e as práticas pedagógicas à luz da diversidade e da equidade racial e de gênero.