Contribuições paralelas da antropologia e da fotografia – um mergulho no acervo imagético do Programa Ecológico e Cultural do
Complexo Industrial e Portuário de Suape (PECCIPS)
Porto de Suape; Fotografia; Arquivos; Infraestrutura
A presente tese tem como objetivo central descrever etnograficamente e analisar o acervo fotográfico do Programa Ecológico e Cultural do
Complexo Industrial e Portuário de Suape (PECCIPS), um programa de pesquisa e intervenção desenvolvido na região de Suape nos anos de 1976
a 1979. O PECCIPS foi realizado logo antes do início das obras para a instalação do Complexo Industrial e Portuário de Suape (CIPS), e além dos
estudos nas áreas da antropologia, urbanismo, biologia e outros, conta com um vasto acervo fotográfico, de mais de 7 mil fotografias, abrigado
atualmente na Fundação Joaquim Nabuco e na biblioteca Agência Condepe/Fidem. Nenhum desses dois conjuntos foi, até hoje, objeto de
pesquisas mais aprofundadas. Uma questão fundamental que permeia este trabalho é sobre o conhecimento gerado pelo contato com as
imagens: o que aprendemos sobre Suape e a instalação do CIPS ao mobilizar essas imagens? A partir disto, procuro discutir as aproximações entre
os campos da fotografia e da antropologia. Esta pesquisa encontra-se vinculada às atividades do Laboratório de Antropologia Visual do PPGA, que
vem desenvolvendo ações de restituição deste e de outros acervos sobre a região de Suape desde 2022. O contato da população com estas
imagens e os agenciamentos gerados a partir de então são também objeto de reflexão nesta tese. Dessa forma, o que se pretende com esse
trabalho é recontar uma parte da história do CIPS, contribuindo com novos pontos de vista.