POR TRÁS DOS PALCOS: A CULTURA POPULAR E O MERCADO DE EDITAIS EM PERNAMBUCO
Políticas Culturais; Cultura Popular; Profissionalização; Grupo de Palco; Mercado
A cultura popular em Pernambuco se caracteriza por sua diversidade. Um cenário conhecido pela
promoção de grandes eventos culturais, utilizando como mecanismo de seleção e contratação o modelo de
convocatórias. Estas por sua vez, direcionadas aos grupos de cultura popular e artistas pernambucanos, são
responsáveis por viabilizar a participação deles na grade da programação dos respectivos eventos. Através de
um processo burocrático, a partir de uma lógica de mercado, os grupos de cultura popular, bem como os artistas
pernambucanos recebem cachês pelas apresentações, de acordo com suas documentações legais que comprovam
sua atuação e relevância artístico-cultural para a cena pernambucana, buscando fortalecer e proporcionar
visibilidade para a produção cultural no Estado. Levando em consideração as experiências em campo, entrevistas
e observação participante, por meio do fazer etnográfico como metodologia, este trabalho busca refletir a
formação do grupo de palco com base na lógica de mercado, na qual os grupos de cultura popular ajustam seus
brinquedos para apresentações específicas. Isto é, viabilizando pagamento de cachês dignos, buscando valorizar
os brincantes enquanto profissionais da cultura que se sustentam a partir das apresentações artístico-culturais
que realizam. Observando nos grupos investigados que as mudanças e adaptações pelas quais eles precisam
passar no que diz respeito à organização burocrática, não modificam seu principal objetivo, difundir e valorizar
a sua tradição, mas os ajudam nesse processo.