ETNICIDADE, SUICÍDIO, PÓS-MORTE, XAMANISMO E O ESPÍRITO DO VENENO. Por uma análise interpretativa e intercultural dos símbolos multivocais do Bem Viver Suruwaha
Povos Indígenas, Suruwaha, Saúde, Corporalidade, Suicídio.
A tese procura debater em torno da compreensão dos indígenas isolados de recente contato, Suruwaha, acerca da saúde, corporalidade, suicídio e pós-morte a partir de conceitos que são atribuídos por eles mesmos (os Suruwaha) e que designam tais aspectos. Portanto, por intermédio da análise dos símbolos multivocais que reportam para os fenômenos do conjunto Suruwaha, e com base na análise Etnográfica e Etnológicas e do intercruzamento dos dados resultantes, interpretamos concepções do Bem Viver Suruwaha, analisando os termos nativos Jadawa, Giyzoboni, Iniwa, Zawa, e suas relações fenomenais no bojo do contexto intercultural da saúde indígena. A observação aqui trazida parte do pressuposto de uma Antropologia descolonial, inclusive, na forma de exercer entendimento, dispensando, a partir do amplo aspecto da tradução, o reducionismo dos termos ocidentais que são base de uma Antropologia epistemológica ultrapassada, contribuindo na produção do conhecimento acerca das ontologias ameríndias, bem como, para o campo da Antropologia da Saúde, necessário no diálogo condizente de uma melhor adequação dos serviços oferecidos e geridos pelo Estado.