REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES RACIAIS EM ESCOLAS DE CAMADAS MÉDIAS NO RECIFE
camadas médias; racismo; capital cultural
Este trabalho propõe analisar como as desigualdades raciais são (re)produzidas no ambiente escolar das camadas média e alta de Recife/PE. Considerando os debates sobre a escola como um espaço de construção de identidades e sociabilidades, reprodutor de desigualdades e reflexo da sociedade em microescala, a pesquisa foca nas interseções entre raça e classe, além de outros fatores, em instituições de camadas médias com públicos distintos. Utilizando um método etnográfico com uma perspectiva compreensiva, acompanhamos as atividades de docentes, gestores e, especialmente, estudantes em duas escolas de camadas médias em Recife.
Identificamos que, apesar de possuírem mensalidades semelhantes, há uma grande diferença em termos de capital cultural. Durante a investigação, emergiram outras questões importantes, como bandeiras políticas e intolerância religiosa. Em ambas as instituições, as dinâmicas raciais se mostraram complexas, situacionais e elásticas.