Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR PIRES LEITE DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR PIRES LEITE DE MELO
DATA : 31/07/2024
LOCAL: LACAD Laboratório de Cadastro e Gestão Territorial.
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAMETRIA POR RPA NA INSPEÇÃO DA SUPERESTRUTURA FERROVIÁRIA NO SISTEMA DE TRANSPORTE METROPOLITANO DE PASSAGEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

RPA NA INSPEÇÃO DA SUPERESTRUTURA FERROVIÁRIA


PÁGINAS: 59
RESUMO:

O surgimento da ferrovia ocorreu no século XIX, e hoje são de grande importância para garantir o transporte em massa de passageiros em regiões metropolitanas. Para subsidiar as equipes de manutenção ferroviária, são realizadas inspeções visuais periódicas nos elementos da superestrutura ferroviária. Estas inspeções podem expor os funcionários a diversos riscos. Este trabalho propôs a adoção de levantamentos fotogramétricos por aeronaves pilotadas remotamente para a realização destas atividades de inspeção da superestrutura ferroviária. Para a sua execução, foram identificados os elementos da superestrutura ferroviária que necessitam de monitoramento e que podem ser obtidos por fotogrametria e a realização de uma pesquisa acadêmica para identificar o estado da arte da fotogrametria na inspeção da superestrutura. Com estes dados foi possível elaborar um procedimento para a realização da inspeção visual a partir de um levantamento por RPA. Para validar o método, é proposto a realização de 2 levantamentos. A primeira etapa foi realizada sobre uma via férrea de bitola métrica sobre dormentes bi-bloco, para a segunda etapa o levantamento será realizado em uma via dupla de bitola larga com dormentes monoblocos de concreto. Os resultados obtidos na primeira etapa demonstram que a utilização deste procedimento é vantajosa para manutenção e para os funcionários que realizam a inspeção. O levantamento foi realizado por um RPA Phantom 4 Advanced da DJI com velocidade de 2m/s e altura de voo de 30 metros. O GSD obtido foi inferior a 1cm/pixel, demonstrando uma resolução compatível com o objetivo de identificar visualmente os desgastes no trilho, o estado dos dormentes, as condições do lastro. Com esta análise sendo realizada em escritório e com acesso ao “as built”, o responsável pela inspeção poderá analisar cada trecho ferroviário e informar para a equipe de manutenção qual o quilômetro exato de cada defeito identificado. Com a realização da segunda etapa, espera-se que o método se demonstre válido para diversas configurações de trilhos e dormentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134368 - ANDREA FLAVIA TENORIO CARNEIRO
Externo ao Programa - 2767145 - MAURICIO OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPEExterno à Instituição - DANIEL CARNEIRO DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/07/2024 13:57
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