Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS AMANDA LOPES DA HORA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS AMANDA LOPES DA HORA
DATA : 19/12/2025
LOCAL: Google MEET
TÍTULO:

TECENDO OS FIOS DAS LEMBRANÇAS: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS SUAS MEMÓRIAS DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Conceição Evaristo. Educação Literária. Formação de leitores. Memórias de leitura. Sujeito leitor.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

As memórias de leitura representam as experiências e vivências do indivíduo com a leitura literária ao longo da vida. Assim, não há como pensar na formação de leitores sem traçar sua trajetória de leitura, que envolve explorar sua relação com os livros, as histórias ouvidas na infância e os espaços que fomentam essas práticas. Partindo dessa premissa, as memórias de leitura literária são uma ferramenta essencial para compreender o percurso do leitor e fortalecer as práticas de leitura dos estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como e se as memórias de leitura literária dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Escola Liceu de Artes e Ofícios, ajudam a compreender suas experiências e práticas de leitura, em diálogo com a leitura do romance memorialista Becos da Memória, de Conceição Evaristo. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre educação literária, com os estudos de Dalvi (2013, 2021), Colomer (2007), Leahy-Dios (2004), Martins (2003, 2022) e Zilberman (2009), bem como sobre o sujeito leitor, a partir dos estudos de Xypas (2018), Rouxel (2013) e Langlade (2013). Também incorpora abordagens sobre memória, a partir de Bergson (1991), Bosi (2023), Candau (2011) e Portelli (1997), sobre memórias de leitura, com as contribuições de Sabino (2003), Guedes-Pinto, Gomes e Silva (2008), Alves e Araújo (2014) e Petit (2009) e sobre a neurociência da memória, com base nos estudos de Dehaene (2012, 2022), Wolf (2019, 2024), Izquierdo (2018) e Cosenza e Guerra (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, envolvendo os estudantes no processo investigativo e promovendo mudanças práticas no contexto escolar. A pesquisa foi implementada em uma disciplina eletiva, voltada para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio. Além de analisar as memórias de leitura, a disciplina buscou promover o hábito da leitura e valorizar as experiências literárias anteriores dos alunos. Como produto final, foi desenvolvida uma Trilha Pedagógica disponibilizada online para docentes, contendo sugestões práticas e estruturadas para a criação de uma disciplina eletiva no Ensino Médio. Essa trilha visa incentivar o hábito da leitura, oferecendo ferramentas pedagógicas que promovam experiências de aprendizagem significativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Externo ao Programa - ***.493.644-** - FREDERICO JOSE MACHADO DA SILVA - FACHO
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MRTINS SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 03/12/2025 07:32
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