PARA DISTINGUIR FATO E OPINIÃO: PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
produção escrita; gêneros jornalísticos; ensino e aprendizagem; desenvolvimento.
Em face da problemática relacionada à apropriação da produção escrita no Ensino Fundamental e também das dificuldades dos estudantes, no que se refere à distinção entre fato e opinião. Nesse sentido, elegemos os gêneros notícia, artigo de opinião e editorial para nossa intervenção com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em virtude do fato de eles constituírem gêneros que abrangem discursos da ordem de relatar e de argumentar, capacidades linguísticas fundamentais. O objetivo geral consistiu em analisar os elementos linguístico-discursivos que distinguem fato e opinião nas produções escritas dos alunos. Paralelamente, os objetivos específicos buscaram: (i) examinar os mecanismos de textualização na produção de relatos; (ii) verificar o uso de técnicas argumentativas em artigos de opinião; e (iii) analisar o posicionamento enunciativo que evidencia a distinção entre fato e opinião no gênero editorial. A referida instrumentalização realizou-se mediante intervenção, com foco nos referidos gêneros, com base no instrumento teórico-metodológico Sequência Didática em todas as etapas, de forma a desenvolver a capacidade dos alunos na produção escrita dos referidos gêneros. Para desenvolver o trabalho nos ancoramos em Vygotsky (2007), Bronckart (1999, 2006), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Pietro e Schneuwly (2019). Apoiamo-nos igualmente em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Charaudeau (2019), no que tange as concepções referentes ao fato e a opinião. O procedimento metodológico adotado na presente pesquisa é de cunho qualitativo. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujo propósito consistiu em instrumentalizar e desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos. Os resultados evidenciaram os efeitos do ensino dos referidos gêneros destacando a aprendizagem no que se refere à distinção entre fato e opinião.