Banca de DEFESA: EVERTON GONÇALVES SILVESTRE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON GONÇALVES SILVESTRE DE OLIVEIRA
DATA : 19/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala 201 - CAC
TÍTULO:

Educação linguística antirracista e os conhecimentos afrolinguísticos: material complementar para o ensino de português no 9º Ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

conhecimentos afrolinguísticos, educação antirracista; oficinas pedagógicas; racismo linguístico


PÁGINAS: 139
RESUMO:

Este estudo traz uma contribuição para o trabalho da educação antirracista dentro das escolas e tem como objeto de pesquisa a própria língua portuguesa e suas variedades linguísticas presentes na oralidade dos estudantes. Temos como objetivo geral investigar a consciência linguístico-racial dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, com foco no trabalho com as marcas linguísticas da presença africana no português brasileiro. Para este fim, definimos os seguintes objetivos específicos: (a) compreender o processo social de formação do português em perspectiva afrocentrada; (b) analisar os aspectos lexicais e gramaticais que constituem a presença africana no português brasileiro contemporâneo; e (c) relacionar o racismo estrutural a aspectos sociolinguísticos do ensino de português. Esse mesmo racismo, cada vez mais evidente, deixa clara a necessidade de se trabalhar em prol de uma mudança — a qual compete a toda sociedade — uma mudança de postura, em relação ao respeito pelos diferentes modos de fala do português no Brasil. Por isso, essa pesquisa, com foco no racismo linguístico, poderá contribuir para a formação de um aluno antirracista capaz de modificar o cenário atual de nossa sociedade através de pequenas ações cotidianas como o respeito à fala do outro. A fundamentação do trabalho é baseada em autores do campo da linguística, da sociologia e da sociolinguística como Bagno (1999), Carboni e Maestri (2012), Bearzoti Filho (2002), Lucchesi (2009), Ribeiro (2019), Nascimento (2019), Castilho (2010) e Galindo (2022). Nosso planejamento para a aplicação das oficinas começa com a aplicação de formulários, leituras coletivas e rodas de diálogo. Na expectativa de atingir os objetivos da pesquisa, elaboramos quatro oficinas pedagógicas que abordam: a presença africana na formação da língua portuguesa; o processo social de formação do português em perspectiva afrocentrada; os aspectos lexicais e gramaticais que constituem a presença africana no português brasileiro contemporâneo; e a relação do racismo linguístico com os aspectos sociolinguísticos do ensino de português.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.763.924-** - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO - UFPE
Interna - 3101145 - MARCELA REGINA VASCONCELOS DA SILVA NASCIMENTO
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA SILVA DOS SANTOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/09/2025 15:27
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