Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA ALVES DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA ALVES DE VASCONCELOS
DATA : 10/10/2024
LOCAL: cac
TÍTULO:

NARRATIVAS DO RECIFE ASSOMBRADO EM PODCAST: ENSINO DA ORALIDADE NA EJA À LUZ DO LETRAMENTO CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade. Letramento cultural. Lenda urbana. EJA


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O ensino-aprendizagem da oralidade, na EJA, a partir de práticas que envolvam a funcionalidade da língua, é algo desafiador para professores de língua portuguesa. Exercícios de oralização, como leitura em voz alta ocupam espaços escolares em que se devem, também, realizar outras práticas de oralidade que façam os alunos refletirem sobre os usos dos textos orais. O gênero oral lenda urbana apresenta elementos como personagens, ambientes e situações similares à realidade vivida pelos estudantes. Além disso, trazem representações dos medos e do sobrenatural, que podem remeter a problemas sociais aos quais não se consegue chegar a uma explicação pelo prisma histórico, fato que justifica a escolha pelo trabalho com tal gênero. Assim, este trabalho objetiva investigar como o ensino-aprendizagem do gênero lenda urbana contribui para o desenvolvimento da habilidade de produção de relatos orais dos alunos. Tomaremos como referências bibliográficas: Bakthin/Voloshinov (2011), Freyre (2008), Dolz e Scheneuwly (2004), Marcuschi (2008) e Street (2014). A temática será desenvolvida por meio de abordagem qualitativa de cunho pesquisa-ação e terá como sujeitos participantes voluntários da pesquisa alunos da EJA, de uma escola municipal do Recife. Os aspectos desenvolvidos nesta pesquisa serão: a contribuição dos recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos para a construção de relatos orais com base em lendas urbanas; a representação da oralidade em lendas urbanas do Recife; a importância dos elementos culturais de tal gênero para o ensino-aprendizagem da oralidade na perspectiva dos novos estudos do letramento, em particular, o letramento cultural stricto sensu. Com base nas narrativas de 4 (quatro) lendas urbanas do Recife, coletaremos com os aprendizes dados, por meio de questionário, a fim de elaborar uma sequência didática para construção para produção de um podcast de bate-papo com relatos orais dos alunos sobre as lendas urbanas estudadas. Nesta midia digital, observaremos como se configuram as construções do texto oral sobre as lendas urbanas ao serem contadas sob o ponto de vista dos alunos. A partir destas ações, verificaremos a relevância das narrativas da tradição oral como construtoras do processo de identidade oral e linguístico-cultural.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL
Presidente - 2226528 - DILMA TAVARES LUCIANO
Notícia cadastrada em: 09/10/2024 20:26
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