TEXTOS LITERÁRIO E DIREITOS HUMANOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM POR INTERMÉDIO DO CONTO “MARIA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Textos literários; Direitos Humanos; Língua portuguesa; Ensino Fundamental
O presente trabalho aborda textos literário e direitos humanos em aulas de língua portuguesa, sendo uma abordagem por intermédio do conto de “Maria” de Conceição Evaristo. O principal objetivo deste trabalho é verificar se o ensino de literatura é tratado como e para a Educação em Direitos Humanos. A questão principal de investigação foi se os professores de Literatura a tratam como e para os Direitos Humanos. Essa questão se justifica, pois os professores, em sua maioria, não valorizam o princípio humanizador da Literatura. A metodologia utilizada é composta por aula expositiva e dialógica com suporte de projeção para apresentação de mapas, imagens, ilustrações e textos. A retomada de oficinas foi realizada para marcar os pontos de encontro das áreas de conhecimento. Esta oficina propõe trabalhar com os estudantes na perspectiva da ludicidade, utilizando o gênero textual para dialogar acerca dos afro-brasileiros presentes na memória, oralidade, circularidade, cultura, religiosidade, musicalidade, ludicidade e corporeidade da ancestralidade negra; valorizando a cultura afro-brasileira e despertando nos discentes a construção de seus processos de identificação e de pertencimento. O presente trabalho se pautou em auxiliar o ofício do professor na sala de aula e, assim, desenvolver competências e habilidades de leitura de estudantes da rede pública de ensino dos anos finais do ensino fundamental II.