PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Téléphone/Extension: (87) 99999-7925 https://www.ufpe.br/ppgmusica

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE EVERSON DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE EVERSON DA SILVA
DATA : 11/08/2025
LOCAL: Online
TÍTULO:

PRATICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM MUSICAIS COMUNITARIAS NO CONTEXTO DO G.R.E.S. PRETO VELHO: SOB UM OLHAR DECOLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação musical afrodiaspórica. Decolonialidade. Cultura participativa afrodiaspórica. Escola de samba.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Esta dissertação propõe uma análise crítica dos processos de ensino-aprendizagem
musicais desenvolvidas por grupos de cultura participativa afrodiaspóricas, com foco na
Escola de Samba Preto Velho, em Olinda-PE, sob um olhar decolonial. Por meio de uma
abordagem qualitativa, etnográfica e de observação participante, a pesquisa investiga
como a educação musical pode buscar bases nas práticas afrodiaspóricas para promover
uma pedagogia decolonial. Fundamentada no pensamento decolonial de Catherine Walsh,
na contribuição de Luan Sodré de Souza no campo da educação musical afrodiaspórica
além das contribuições seminais de autores como Aníbal Quijano, Franz Fanon, Edgard
Lander, Walter Mignolo, Nelson Maldonaldo-Torres, Cida Bento, entre outros, a análise
evidencia os modos como as práticas de re-existência em espaços de cultura participativa
afrodiaspóricas emergem como resposta à colonialidade e ao racismo epistêmico. A
dissertação propõe um diálogo entre teoria decolonial, educação musical e perspectivas
pedagógicas insurgentes, ampliando os horizontes da pesquisa em educação e cultura para
além do eurocentrismo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.168.215-** - CLIMERIO DE OLIVEIRA SANTOS - UFPE
Interno - ***.850.440-** - LEONARDO DA SILVEIRA BORNE - OUTRA
Externa à Instituição - KATHARINA DÖRING - UNEB
Notícia cadastrada em: 08/08/2025 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05