Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE FIGUEIREDO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE FIGUEIREDO DE LIMA
DATA : 20/08/2025
LOCAL: Online
TÍTULO:

Culto em transito: hibridizacao musical e negociacao cultural no louvor batista”


PALAVRAS-CHAVES:

Música, Igreja Batista, hibridismo


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Em 2025 a música na Igreja Batista Sal e Luz demonstra uma sonoridade rica e cheia de influências variadas. Há nela a musicalidade do gospel dos Estados Unidos, uma forma já híbrida nascida do encontro da cultura africana com a cultura do europeu que veio para o novo mundo, e a forma abrasileirada de tocar gêneros musicais da América Latina. Esta dissertação investiga os processos de hibridização cultural na prática musical desta igreja, em Fortaleza-CE, enfocando as principais ocorrências musicais entre os anos 1990 e a atualidade. Procura responder à seguinte questão: como repertórios tradicionalmente associados à reverência litúrgica foram tensionados e transformados por influências culturais internas e externas no contexto desta igreja? Para aprofundar esta análise procurou-se compreender como o conjunto das relações cotidianas, hábitos, tradições contribuíram para essas transformações e ainda por que nesse processo determinados instrumentos e gêneros musicais foram privilegiados em detrimento de outros. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, em observações participativas, in loco, nos ensaios musicais e cultos, e ainda em leituras referenciadas dentro da temática. A abordagem qualitativa e etnográfica, com base teórica em (CANCLINI, 2019), (GEERTZ, 2015), (WILLIAMS, 1979), (DE CERTEAU) e (CUNHA, 2004), permitem analisar as disputas simbólicas, geracionais e institucionais envolvidas nesse processo.A pesquisa parte da observação de que o modelo musical hegemônico da igreja passou por um processo de deslocamento simbólico e estético diante da crescente inserção de novos repertórios, práticas corporais e instrumentos musicais resultando numa forma musical hibridizada. O estudo revela que a música da igreja, baseada por décadas nos hinários cuja música é predominantemente euro-americana, passou a incorporar lentamente outras influências dando origem a uma sonoridade híbrida. Essas transformações não ocorreram através de rupturas radicais, mas de reorganizações simbólicas progressivas, nas quais o sagrado e o profano, o tradicional e o contemporâneo se entrelaçam em um jogo de tensão altamente criativo. A música, nesse contexto, torna-se um espaço privilegiado de negociação cultural e reformulação do ethos religioso, evidenciando assim a construção de subjetividades e identidades por meio de práticas musicais situadas e cotidianas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2068823 - EDUARDO DE LIMA VISCONTI
Presidente - 1893462 - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
Externa à Instituição - VALDIENE CARNEIRO PEREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/08/2025 09:13
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