O Cavaquinho no Frevo em Pernambuco: A Construção da Identidade Cultural dos Cavaquinistas (1984-2000)
Cavaquinho; Frevo; Pernambuco; Identidade; Cavaquinistas
O cavaquinho é um instrumento originário de Portugal que ao longo de suas viagens pelo mundo, foi inserido na cultura de outros países. Em cada lugar onde esse instrumento chegou, ele desenvolveu uma identidade na sua forma de tocar, anatomia e nas interações sociais em torno da sua prática. No Brasil, esse instrumento ganhou popularidade, atuando em vários gêneros musicais, dentre eles o frevo. Em Pernambuco, os cavaquinistas que tocam o frevo, tem sua performance no cavaquinho através dos regionais de choro e das orquestras de pau e cordas que acompanham os blocos líricos (Dantas, 2019).
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento no programa de Pós-graduação em Música da UFPE. Neste estudo, o objetivo geral é compreender e analisar como a atuação do cavaquinho no frevo, através das suas raízes sociais, musicais e históricas, no contexto da sociedade pernambucana, pôde contribuir na construção da identidade cultural dos cavaquinistas no marco temporal delimitado de 1984 até 2000.
Os objetivos específicos da pesquisa são: 1) Analisar como o cavaquinho e seus aspectos sócio-culturais contribuem na linguagem, transformações do frevo e para a construção de possíveis discussões sobre identidades musicais pernambucanas e nordestinas; 2) Identificar e analisar, através de um levantamento histórico, discográfico e bibliográfico, os principais cavaquinistas que, através da sua forma de tocar e suas vivências, contribuíram para a construção da identidade do cavaquinho no frevo; 3) Investigar a atuação e construção identitária do cavaquinho e dos cavaquinistas no frevo, no marco temporal delimitado de 1984 até 2000.
O trabalho tem como base teórica as contribuições de Hall (2006), Taborda (2011), Hobsbawm & Ranger (1984), Hobsbawn (1989), Becker (1977) e Canclini (1997), para compreender a relação sociológica entre a música e a construção da identidade cultural. A análise será baseada em conceitos teóricos centrais na pesquisa: identidade cultural, tradição e gêneros musicais, uma vez que pretendemos entender os processos sociais em torno da atuação do cavaquinho no frevo.
Para abranger os objetivos da pesquisa, foi escolhido um conjunto de técnicas de coleta de dados advindas da pesquisa qualitativa (Flick, 2009). Foi realizada uma revisão literária e análise sobre o que existe no meio acadêmico de periódicos, artigos, jornais, anais de eventos e livros, relacionados sobre música e identidade cultural, cavaquinho, choro e frevo. A pesquisa contém o levantamento dos seguintes dados: 1) Pesquisa Online: coleta de jornais, artigos, fotos, livros, dissertações, teses e sites; 2) Entrevistas: realizada em sua grande maioria de forma presencial, com músicos que possuem uma carreira artística dedicada ao frevo e aos instrumentos de cordas dedilhadas; 3) Pesquisa documental: documentos como partituras, fotos, jornais e outras fontes e materiais não publicados; 4) Pesquisa sonoro-documental: produção fonográfica com discos, CDs e fitas gravadas. Os dados na pesquisa foram coletados, organizados e analisados de acordo com a proposta de Flick (2009). Atualmente, a pesquisa encontra-se na fase de escrita e desenvolvimento dos primeiros capítulos da dissertação.