PRÁTICAS MUSICAIS NO CONTEXTO RELIGIOSO: um estudo sobre a aprendizagem musical na Catedral Anglicana Comunhão
Práticas Musicais, Ensino e Aprendizagem, Campo Religioso.
A pesquisa tem como objetivo principal compreender os processos de ensino e aprendizagem da música em práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão de João Pessoa-PB. A revisão de literatura aborda três eixos de análise: práticas musicais, ensino e aprendizagem em igrejas; formação musical em igrejas; e música e seu papel com o sagrado. O referencial teórico inclui as ideias de Bourdieu sobre campo e poder simbólico, e de Lucy Green sobre os significados musicais. Para a metodologia foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um estudo de caso intrínseco. A coleta de dados inclui observação participante, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, e análise de fontes documentais. Este estudo espera fornecer uma compreensão aprofundada das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e seu impacto na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, pretende contribuir para a literatura acadêmica sobre educação musical em contextos religiosos, oferecendo insights valiosos sobre a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos.