VISUALIDADES AMEFRICANAS PRODUZIDAS POR MULHERES NEGRAS NA
ARTE URBANA EM RECIFE: POTENCIAS DISCURSIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO
ANTIRRACISTA.
Artistas Negras Contemporâneas; Visualidades Amefricanas; Educação Antirracista; Cultura Visual.
A proposta de dissertação que se apresenta ao exame de qualificação do Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem o objetivo de investigar produções artísticas de mulheres negras na arte urbana de Recife, com a pretensão de compor um repertório discursivo a cerca dessas produções que agregue ao projeto de uma educação alicerçada no antirracismo, que abranja a diversalidade e sonhe outras cosmopercepções. A partir de um caminho orientado pela Investigação Baseada nas Artes, a cartografia sensível que me identifica como sujeita propositora, e o auxílio das lentes da cultura visual, investiga a partir de conceitos como visualidades, contra visualidades (Sardelich, 2022), sistemas de representação racializado (Hall, 2016), amefricanidade (Gonzaléz,1988), e educação antirracista, o poder subjetivador destas imagens. Não se conclui, por ainda estar em composição, mas também por pretender expandir repertórios, instigar outros olhares e discursos numa composição coletiva por um entendimento que o texto da dissertação em elaboração possa agregar os outros olhares que irão emergir neste exame de qualificação.