O DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTIMULANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA ESTUDANTES O ENSINO MÉDIO
Design thinking; Educação ambiental, sequência didática.
Atualmente, é fundamental procurar abordagens e recursos complementares que possam apoiar o processo de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento dos alunos na área de educação ambiental. Tais abordagens devem estar fundamentadas principalmente em práticas que enfatizem o diálogo, a contextualização, a interdisciplinaridade, o protagonismo e a capacidade de abordar problemas de forma participativa e crítica pelos alunos. Nesse cenário, o estudo assumiu como seu objetivo principal, a criação de uma sequência didática modelo para o ensino médio de biologia na temática educação ambiental – resíduos orgânicos - a partir de bases metodológicas do Design Thinking, que é uma metodologia ativa. A mesma, tem como bases a empatia, colaboração e observação, sendo um novo jeito de resolver problemas a partir da colaboração, participação ativa dos envolvidos e etapas que permitem interações entre os envolvidos. A importância deste trabalho reside na intenção de expandir perspectivas educacionais ao sugerir uma sequência didática possível de ser aplicada nas escolas brasileiras. Além disso, acreditamos que a proposta facilitará a aplicação e o surgimento de novas questões, com a esperança de também influenciar outras situações ou contextos no ambiente escolar dentro da temática educação ambiental e ensino de biologia. Diversos trabalho aponta de forma positiva a utilização do Desing Thinking no meio educacional, desde a o ensino fundamental ao universitário. A construção de uma sequência didática que visse apontar alternativas para problemas ambientais reais serve de subsídio para que profissionais repliquem a proposta e dados empíricos sejam coletados.