DENTIFICANDO CARACTERISTICAS MONOGENICAS DO SER HUMANO ATRAVES DE UMA SEQUENCIA DIDATICA
genética; heredograma; monogênicas
O ensino por investigação é uma abordagem educacional que estimula os estudantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos para resolver problemas do cotidiano e relacionar conceitos científicos à sua realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância do ensino por investigação na área de Ciências da Natureza desde o Ensino Fundamental, incentivando o compartilhamento dos resultados das investigações. No entanto,muitas vezes, o ensino de Genética é abstrato e desvinculado da vida dos alunos, o que leva ao desinteresse. É essencial que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e diversifiquem suas abordagens para tornar o ensino de Genética mais envolvente. O uso de heredogramas em sala de aula ajuda a compreender os padrões de herança monogênica que ocorrem no ser humano. O termo monogenia refere-se a características que são herdadas a partir de um único gene. Suas regras foram estabelecidas por Gregor Mendel, no final do século XIX, que escolheu a ervilha-de-cheiro, Pisum sativum, como seu organismo de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Mestrado apresentado teve por objetivo desenvolver uma sequência didática onde, por meio da identificação das características de herança monogênica mais comuns entre os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, viesse a despertar o interesse pela Genética. Os objetivos incluíram revisar conceitos genéticos por meio de um jogo didático, compreender os padrões de herança monogênica usando heredogramas, realizar um levantamento das características monogênicas entre os estudantes. Esse trabalho objetivou tornar o ensino de Genética mais envolvente e contextualizado,incentivando a participação ativa dos alunos na aprendizagem e na pesquisa científica.