Banca de DEFESA: ROMEICA SUELLEN VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMEICA SUELLEN VIEIRA
DATA : 27/03/2025
HORA: 17:00
LOCAL: GOOGLE MEET-VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

EXPLORANDO MULTIVERSOS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO BIODIVERSIDADE EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS GLOBAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Realidade virtual. Diversidade biológica. Ecossistema. Metaverso. Socioambiental.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

O universo não consiste em apenas olhar as estrelas, mas sim toda a sua imensidão
e que de acordo com a sua etimologia, de unus (um) mais versus (particípio passado
de vertere : virar, tornar-se, transformar) dá a ideia de “um todo”. Os impactos
ambientais e a perda da biodiversidade são grandes preocupações mundiais, tendo
como maiores causadores os seres humanos. Este projeto tem como objetivo geral
desenvolver uma atividade didática baseada em um aplicativo interativo (Biodiverso)
para promover a compreensão dos efeitos das mudanças globais antrópicas sobre a
Biodiversidade, a partir do conceito de multiverso. A pesquisa descrita refere-se a
uma Sequência Didática Investigativa, de natureza essencialmente qualitativa e
exploratória, por abordar um tema e uma metodologia ainda em consolidação (Gray,
2012), possuindo uma natureza descritiva, porque se baseia na construção e
validação de uma atividade didática, para a qual não existem procedimentos “únicos”
e “corretos” para comparação de parâmetros. Quanto à abordagem dos dados é de
modo qualitativo (Gray, 2012) porque as descobertas do estudo não serão
mensurados por meio de indicadores numéricos de curta duração, mas priorizará a
manifestação das competências e saberes mobilizados. Por fim, trata-se de um
estudo de caso, porque concentra os esforços e customiza todas as suas etapas com
base na realidade de um grupo de estudantes de uma disciplina, de uma escola, em
um recorte temporal. O software escolhido para criação do produto será o CoSpaces
que permite a criação de ambientes virtuais no formato 3D e realidade aumentada.
O programa permite ao professor e aluno criar cenários interativos de acordo com a
proposta do educador. O multiverso que consta nesse aplicativo remete a cenários
virtuais, do tipo metaverso, que simulam ambientes que sofreram algum tipo de
impacto ambiental. A elaboração e implementação de uma abordagem educacional
que culmina na criação de um aplicativo interativo representando diferentes cenários
com diversos níveis de impactos, abrangendo a diversidade da vida de maneira
interativa e com base no conceito de "multiversos", apresentando uma série de razões
convincentes e benéficas para serem realizadas, como: Conscientização ambiental,
educação interativa, exploração do conceito de multiversos e engajamento público. A
produção de um aplicativo com cenários envolvendo realidade virtual de impactos
ambientais, onde os alunos poderão acessá-lo e obter informações sobre os
diferentes tipos de efeito que o meio ambiente está sofrendo, tendo como
protagonista a abelha sem ferrão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Presidente - 1256096 - SIMAO DIAS DE VASCONCELOS FILHO
Notícia cadastrada em: 14/03/2025 14:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02