Banca de DEFESA: DAMARIS MARQUES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAMARIS MARQUES FERREIRA
DATA : 24/09/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES VISANDO A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Adaptação, Biodiversidade, Especiação, Seleção Natural, Sequência Didática.

 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A evolução é o processo de adaptação e mudança dos seres vivos ao longo do tempo, em resposta às alterações ambientais. Esse processo explica a grande variedade de organismos que existem no planeta. Charles Darwin é o um dos principais precursores desse conhecimento, sendo considerado um dos cientistas e pensadores mais importantes da história por ter sido o primeiro a oferecer evidências científicas e explicar o mecanismo da evolução das espécies, a seleção natural. A teoria da evolução de Darwin, proposta na obra “A Origem das Espécies”, mudou radicalmente a biologia e a forma como os pesquisadores da época viam o surgimento das espécies. Este tema é abordado durante as aulas de biologia no ensino médio e, em um cenário educacional como o brasileiro, onde o ensino de conceitos evolutivos se mostra desafiador, além de perceber a dificuldade que os estudantes têm em aprender evolução, tornou-se necessário pensar em estratégias que visem o protagonismo juvenil, através do ensino investigativo, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Este trabalho, traz o resultado da investigação quanto a eficácia de se abordar a evolução (principalmente seleção natural, adaptação e especiação) e a preservação da biodiversidade, por meio de uma sequência didática investigativa (SDI), com estudantes de uma turma de terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Inácio em Feira Nova - PE, durante o ano de 2024, por meio de participação ativa durante o seu desenvolvimento. Sendo assim, optou-se por um método que incorpora um pouco de tecnologia nas metodologias pedagógicas, atrelado ao ensino investigativo, em decorrência da necessidade de adequação ao novo perfil do público escolar. Essa pesquisa apresentou resultado muito positivo quanto ao entendimento e percepção de fenômenos evolutivos ligados a seleção natural e adaptação, ajudando o estudante a compreender como esses fenômenos favorecem a formação de novas espécies, e a preservação da biodiversidade. A partir da análise da relevância curricular, esta proposta teve como objetivo integrar tecnologia à pedagogia, culminando no desenvolvimento de um material digital que pode ser acessado por todos os educadores que buscam trabalhar conceitos evolutivos de forma lúdica e tecnológica. A cartilha produzida se destaca, não só por ser uma ferramenta de fácil acesso, mas também por sua capacidade de engajamento, incorporando a descrição de recursos tecnológicos de fácil compreensão e que desenvolvem o interesse por parte dos estudantes porque favorece o uso ferramentas online. Este trabalho parte do princípio de que, por meio da utilização dos recursos tecnológicos associados à autonomia e participação ativa dos estudantes dentro e fora da sala de aula, os temas propostos serão mais facilmente compreendidos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1615736 - ANA CRISTINA LAUER GARCIA - nullPresidente - 1605570 - JOSE EDUARDO GARCIA
Interno - 1190886 - JOÃO DE ANDRADE DUTRA FILHO
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 12:22
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